Você sabe o que é um Acidente de Trabalho?
Acidentes de trabalho são ocorrências indesejadas que podem causar lesões corporais ou doenças ao trabalhador durante suas atividades profissionais. Para ser considerado um acidente de trabalho, em regra, o incidente deve ocorrer durante o horário de trabalho e estar diretamente relacionado às atividades profissionais ou ocorrer dentro da empresa contratante ou tomadora de serviços.
Ainda, as doenças do Trabalho (aquelas que possuem nexo de causalidade ou concausalidade entre o trabalho e a patologia) são, para fins legais, equiparadas ao Acidente de Trabalho.
A prevenção de acidentes de trabalho serve, claro, para a proteção da saúde dos colaborares, mas também é essencial para a manutenção da saúde financeira da sua empresa.
Acidentes de trabalho são, geralmente, extremamente lesivos não apenas para o empregado que sofre o acidente, mas também para as finanças das empresas que são as empregadoras do acidentado.
Isto porque dos referidos acidentes, normalmente, decorrem ações trabalhistas de grande valor, além de fiscalizações e multas altas do MPT.
Pequenas e médias empresas, por exemplo, podem ir à falência dependendo da gravidade do acidente, uma vez que os valores indenizatórios devidos em acidentes fatais ou incapacitantes, por vezes, beiram valores milionários.
Portanto, investir em Segurança do Trabalho não pode ser encarado pelo empregador como um custo, mas sim como um investimento, posto que nestes casos, a prevenção é essencial para a diminuição do dano em potencial ou mesmo das consequências de um eventual acidente de trabalho.
Abaixo, apresentamos para sua empresa algumas medidas preventivas importantes:
- Ambiente Seguro: Identificar e corrigir condições inseguras no local de trabalho.
- Treinamento Adequado: Fornecer treinamento sobre o uso correto de equipamentos e práticas seguras.
- Procedimentos de Relato: Implementar procedimentos para relatar e investigar incidentes.
- Cultura de Segurança: Incentivar os funcionários a reportarem riscos ou incidentes.
- Saúde Mental no Trabalho: Estratégias para promover o bem-estar mental dos funcionários.
- Ergonomia: Importância de um ambiente ergonômico para prevenir lesões musculoesqueléticas.
- Prevenção de Doenças Ocupacionais: evitar doenças relacionadas ao trabalho, através do uso correto de EPI´s e da adoção de medidas internas que previnam as doenças comuns à atividade realizada.
A prevenção de acidentes é responsabilidade de todos, incluindo os colaboradores. Cumprir normas de segurança, comunicar condições inseguras e seguir orientações são maneiras ativas de contribuir para um ambiente mais seguro.
A correta utilização de EPI´s por evitar diversos acidentes e complicações decorrentes destes.
Prevenção é a palavra-chave para o sucesso da sua empresa em relação a Acidentes de Trabalho! Proteja seus empregados e a sua empresa. Atuar preventivamente evita um contencioso desgastante e custoso.